Perguntas e Respostas

O que é causada a patinação de discos internos ?
Muitas vezes é causada pelo vício do motorista em sair de subidas com a alavanca na posição D, em vez de 1. Isso força a transmissão e causa um desgaste prematuro de componentes internos. Outros problemas podem ser gerados pelo esquecimento de fazer a troca de fluidos recomendada pelo manual do proprietário do veículo (geralmente a cada 40 mil quilômetros).

Se o nível de óleo estiver baixo demais ?
Nada de tentar remediar só completando o fluido. Isso é sinal de vazamento: é preciso achar o problema e trocar os retentores.

Demora nas trocas de marchas ?
Uma forma prática de testá-lo é colocar a alavanca em "P" (Park), ligar o veículo, esperar a motor se estabilizar, pisar no freio e engatar a posição "D" (Drive). No máximo em dois segundos, a transmissão deverá engatar e dar a sensação de que o carro quer sair. O processo deve acontecer de forma suave, sem trancos ou ruídos. A seguir, é preciso mudar de "D" para "N" (Neutro) para checar se o sistema desengata com rapidez e suavidade. Finalizando, sair de "N" e engatar "R", para conferir se que não existem problemas com a ré. Se houver demora no engate das marchas, trancos ou ruídos, é sinal de que existem desgastes excessivos nas partes internas do câmbio, problemas hidráulicos ou eletrônicos

Erros mais comuns
1: Subir rampa em posição “D”
2: Trocar de marcha quando o carro para no semáforo
3: Trocar da “3ª” para “D” constantemente
4: Trocar de “N” para “D” e vice-versa com carro em movimento
5: Utilizar freio de serviço em descidas longas
6: Ignorar o tipo de fluído e o estabelecimento adequado na troca de óleo